Se te perguntarem agora: Qual foi o seu lucro no mês passado?

Se você for um usuário do E-Trade em menos de 2 minutos saberia essa informação, pois você teria acesso ao relatório de Demonstrativo de Resultado. Se você ainda não sabe o quanto lucrou... você precisa urgente de colocar o E-Trade para lhe auxiliar na gerencia do seu negócio. Saiba mais sobre o sistema aqui.

Saber o seu lucro mês a mês, saber o quanto que suas despesas operacionais estão impactando nos seus resultados, poder identificar qual a receita tem a maior representatividade no seu orçamento de gastos, quais as receitas podem ser reduzidas, enfim são informações cruciais para que seu negócio continue crescendo.

O Relatório de Demonstrativo de Resultado é um dos relatórios mais importantes para o empresario analisar o desempenho do seu negócio. Ele mostra de forma bem resumida se a empresa está dando ou lucro ou prejuízo. Além desta importante informação o Demonstrativo de Resultado também traz uma analise do seu contas a pagar e como suas despesas operacionais estão impactando os seus resultados.

O relatório possui a seguinte estrutura:

  • Vendas: traz aqui todas as suas vendas no período.
  • Custo: abate o custo dessas mercadorias vendidas.
  • Lucro bruto: exibe o resultado bruto da empresa, que basicamente é a receita de vendas - custos dos produtos.
  • Despesas operacionais em plano de conta: exibimos seus custos operacionais, que são basicamente suas contas a pagar excluindo as compras de mercadoria, pois já foram abatidas no custo acima.
  • Resultado liquido: mostra o resultado final de lucro da empresa, que é o Lucro bruto abatendo as despesas operacionais onde teremos o lucro final do negócio.

Explicamos mais sobre o relatório no vídeo abaixo.

Despesas operacionais

É importante exibir as despesas operacionais, que são aquelas despesas para fazer o seu negócio girar. O E-Trade vai além disto e mostra o quanto da venda você terá que dedicar para pagar aquela despesa.

Montar um plano de contas organizado não é tarefa fácil. Por isso pegamos toda a nossa experiencia no mercado e elaboramos um plano de contas para lhe ajudar a organizar melhor seu negócio.

A imagem acima é nosso plano de contas, ele está separado em 2 níveis, porém o sistema E-Trade permite expandi-lo para até 3 níveis, falamos sobre isso no nosso vídeo acima.

Você precisará de cadastrar esse plano de contas no Contas a Pagar do sistema, lá terá acesso ao nível 1 e 2. Os registros principais estarão dentro do nível 2 e os sub-registros farão parte do nível 1.

Script para usuários avançados

Se você fornece suporte ou é um usuário avançado, pode importar esse script abaixo que irá cadastrar todos os planos de conta no sistema, de acordo com a imagem acima.

DOWNLOAD SCRIPT PLANO DE CONTA

Instruções para importação:

  • Faça um Backup antes de realizar esse procedimento.
  • Apague todos os planos do nível 1 exceto os planos padrões, ao tentar apagar esses planos fixo do sistema, ele irá avisar conforme abaixo. Alerta ao apagar plano de conta do sistema
  • Copie o conteúdo do arquivo baixado no Utilitário de banco de dados, esse aplicativo fica dentro da pasta do E-Trade.
Damoncriado em 07 nov 2017 alterado em 26 out 2022

Manual Financeiro Manual

4974 | 0